Polícia prende suspeito de facilitar assalto ao Santander de Balneário Camboriú

09.10 – Um homem foi preso em flagrante suspeito de facilitar o assalto a uma agência bancária, em Balneário Camboriú, ontem (8). A Polícia Civil chegou no suspeito, que é funcionário terceirizado, através de depoimentos colhidos com outras testemunhas e o prendeu na noite de ontem.

Segundo o delegado Vicente Soares, da DIC (Divisão de Investigação Criminal), ele teria facilitado a entrada e a fuga dos criminosos por um alçapão no teto da agência, no qual ele teria acesso. Em depoimento colhido pela Polícia Civil, o homem negou a participação.

A tentativa de assalto aconteceu na Avenida do Estado, bairro Centro, por volta das 16h30. Pelo menos oito pessoas foram feitas reféns durante a ação dos criminosos. As ruas em torno da agência bancária foram bloqueadas enquanto a operação policial era realizada.

Pelo menos três homens invadiram a agência e anunciaram o assalto. Eles estavam disfarçados de funcionários terceirizados. A Polícia Civil ainda apura a identificação e a localização dos suspeitos.

Segundo a Polícia Civil, sabe-se até então que os assaltantes levaram a arma do vigilante do banco e os pertences das pessoas que estavam na agência. O banco está fazendo um balanço mais detalhado para dar conta de toda a perda. Ninguém ficou ferido.

Nas ruas do centro, policiais fizeram algumas abordagens. Um carro chegou a ser revistado, mas os assaltantes não foram achados. O trânsito na avenida do Estado Dalmo Vieira ficou interditado por cerca de duas horas. Todo o entorno do banco foi isolado pela polícia. Uma multidão de curiosos acompanhou o desenrolar da ocorrência atrás da linha de isolamento.

Fonte: ND

Edson Olegário, ex-prefeito de Camboriú, morre após bater com caminhonete em poste

09.10 – Morreu na manhã de hoje ((0), Edson Olegário, 57 anos,  o Edinho Galo, ex-prefeito de Camboriú. Ele se envolveu em um acidente na Estrada Geral dos Macacos, interior do município. Ele completava hoje 57 anos.

Edinho bateu com sua caminhonete contra um poste na localidade de Villa Conceição, na área rural, a 13km do Centro do município. Ele não resistiu aos ferimentos e morreu no local.

Edinho Galo foi prefeito da cidade, pelo PMDB, na gestão de 2005 a 2008, e atualmente era filiado ao PDT. A Prefeitura de Camboriú decretou luto oficial de três dias. O velório do ex-prefeito será no Pavilhão do Gideões Missionários da Última Hora, anexo a sede da Igreja Assembleia de Deus.

O político foi acusado de ser o mandante da execução de Eneri Antônio Souza e iria a júri popular dia 31 de outubro. O crime ocorreu em agosto de 2008 e outras quatro pessoas acusadas de participar do assassinato já foram condenadas. Ele chegou a ficar preso por cinco meses em 2010, mas conseguiu recurso da Justiça para responder pelo crime em liberdade.

Foto e fonte: G1

 

Barra Velha: PRF apreende 93 quilos de cocaína em picape com placas do Paraná

08.10 – Policiais rodoviários federais, com apoio do canil da Polícia Militar, apreenderam no final da manhã de hoje (08), na BR 101 em Barra Velha, cerca de 93,4 quilos de maconha. Um homem foi preso.

Durante fiscalização de rotina, os agentes da PRF desconfiaram de uma picape Fiat/Strada portando placas de Contenda/PR. O motorista não soube explicar bem o destino e os motivos da viagem. Diante do nervosismo dele e das respostas contraditórias, os policiais pediram apoio do canil da Polícia Militar.

A cadela Gaia deu sinal positivo para presença de algum entorpecente na tampa do compartimento de carga. Diante disso, a caçamba foi desmontada e tabletes de maconha foram encontrados também nas laterais do compartimento.

O motorista, gaúcho de 39 anos, disse que não sabia que havia droga no veículo. Ele foi preso em flagrante e encaminhado à Delegacia da Polícia Civil de Barra Velha, onde vai responder por tráfico de drogas.

O certificado de registro do veículo (CRLV) tinha indícios de falsificação, bem como a placa não possui lacre, o que sugere que a Strada pode ser furtada ou roubada e ter sido clonada. Uma perícia mais detalhada está sendo feita neste momento para confirmar essa suspeita.

Foto e fonte: PRF/SC

Barra Velha: Empresário morre após ser eletrocutado no bairro Quinta dos Açorianos

08.10 – O empresário barravelhense, Venício Aviz, de 54 anos, morreu na tarde ontem, vítima de uma parada cardíaca, após receber um choque elétrico, quando manobrava o munk de um caminhão na tentativa de içar um contêiner. O equipamento encostou em fios de alta tensão da Celesc e ele recebeu uma descarga de alta voltagem.

O acidente aconteceu por volta das 15h, na rua Vice-prefeito José Patrício de Oliveira, no bairro Quinta dos Açorianos, próximo do Fórum. Venício operava o painel de alavancas, quando um braço do equipamento se chocou com os fios de alta tensão. Ele caiu e ficou encostado na haste de estabilização do caminhão.

Populares que passavam pelo local viram que os pneus do veículo começaram a queimar e conseguiram, através de chutes, desprender o corpo do empresário do painel de manobras.

Os Bombeiros Militar prestaram os primeiros socorros, mas a vítima já estava com parada cardiorrespiratória. A equipe usou desfibrilador para tentar reanimar, mas sem sucesso. Ele foi levado para o P.A de Barra Velha ainda com parada cardíaca. A vítima não resistiu e morreu.

Foto e fonte: Bombeiros Militar

Barra Velha: Mulher é morta a facadas no bairro Vila Nova

07.10 – Uma mulher de 24 anos foi morta a facadas na noite do último sábado (05), em Barra Velha, o ex-companheiro da vítima é o principal suspeito do crime. Segundo a Polícia Militar, o crime aconteceu por volta das 23h30, no bairro Vila Nova. Os policiais encontraram a vítima em casa já morta e com dois cortes no tórax. No local, havia vestígios de sangue nas paredes e no chão.

A suspeita é que teria ocorrido uma briga entre o casal. Testemunhas relataram que o homem não aceitava o fim do relacionamento. A vítima foi identificada como, Josiane Simer Frago Rodrigues, natural do Espírito Santo. O corpo foi levado ao IML (Instituto Médico Legal) de Balneário Camboriú, onde aguarda a chegada da família.

Fonte: Polícia Civil

Navegantes: PM apreende cerca de 400 quilos de cocaína na Portonave

04.10 – A Polícia Militar apreendeu na manhã de hoje (4) uma carga com cerca de 400 quilos de cocaína no complexo portuário de Navegantes. Um homem foi preso por tráfico de drogas.

Segundo a PM, a ocorrência foi registrada por volta das 5h depois que funcionários da área de monitoramento perceberam uma movimentação de suspeitos usando tocas balaclava próximo de um contêiner, que tinha como destino o Porto de Valencia, na Espanha.

Pelo menos quatro equipes da corporação do município foram deslocadas para o local. Os policiais conseguiram prender um dos suspeitos e outros quatro fugiram. Até o final da manhã, a polícia seguia nas buscas e não tinham localizado os criminosos.

A polícia estima que apreendeu pelo menos 300 tabletes, de aproximadamente um quilo cada. Na pesagem inicial foram 392,8 quilos. A carga será encaminhada para a Polícia Federal, que será responsável pelas investigações.

Segundo os policiais os outros quatro suspeitos fugiram em direção ao rio Itajaí-Açu. O motorista suspeito de participação foi detido e encaminhado à Delegacia de Polícia Federal em Itajaí.

Durante as buscas, os policiais e funcionários responsáveis pela segurança do porto localizaram um contêiner com os lacres violados, onde foram encontradas 12 malas com tabletes de cocaína.

Foto e fonte: PM/SC

 

Fundema de Balneário Piçarras concede licença ambiental para a reconstrução da ponte sobre o Rio Piçarras na divisa com Penha

03.10 – Ontem, 2, a Fundação do Meio Ambiente de Balneário Piçarras (Fundema) concedeu a licença ambiental para a reconstrução da ponte sobre o Rio Piçarras. A autorização foi cedida após a análise de riscos e impactos ambientais, além de prever medidas que deverão ser tomadas durante a execução da obra.

O relatório ambiental foi realizado pela Ecosfera Consultoria Ambiental, empresa contratada para o levantamento dos dados de toda a área onde será implantada a nova ponte. O documento, encaminhado à Fundema, contou com informações e dados completos sobre possíveis impactos e riscos ao meio ambiente que a estrutura pode trazer.

Após a análise, o órgão municipal concedeu a autorização de viabilidade ambiental e locacional para reconstrução da ponte. A licença também prevê medidas para execução da obra, como a separação e destinação de resíduos sólidos, controle de poluição atmosférica e ruídos, garantir a navegação de embarcações com sinalização e segurança, aplicar mecanismo para evitar a queda de fragmentos no curso hídrico e a realização de um plano de comunicação social para orientação da população.

Com a licença ambiental concedida, o município agora aguarda a aprovação final de apenas dois órgãos para iniciar a implantação da nova ponte.  O projeto da ponte, entregue em abril deste ano, possui um viés turístico e traz uma estrutura mais larga, contemplando ainda área protegida para pedestres e ciclofaixa. O projeto foi subsidiado por empresários da região através das CDL’s de Balneário Piçarras e Penha.

A estimativa de custo com a ampliação da ponte é de R$ 4.047.900,50. A nova estrutura contará com 58,8 metros de comprimentos, 5,48 metros de altura e um vão livre de 28 metros, que permitirá a navegação de barcos com até 60 pés.

Foto e fonte: AI/PMBC

Penha: Tartaruga resgatada na praia do Gravatá pelo Projeto de Monitoramento das Praias é levada para o Projeto Tamar

03.10 – Uma tartaruga-verde resgatada pelo Projeto de monitoramento das Praias da Bacia de Santos, com Unidade de Estabilização de Animais Marinhos, Armação, em Penha, foi encaminhada para finalizar tratamento no Projeto Tamar, em Florianópolis.

A tartaruga juvenil chegou na Unidade debilitada e com suspeita de afogamento/asfixia no dia 25 de agosto, após ser resgatada na praia do Gravatá, em Navegantes. Ela havia ficado presa em uma rede de pesca e apresentava desidratação.

Após tratamento feito por veterinários da equipe do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos e Univali, ela se recuperou e agora no Projeto Tamar, passará por uma nova etapa da recuperação e continuará o tratamento até a reabilitação completa, na tentativa de reintegrá-la à natureza. Na soltura do animal, ele receberá uma anilha metálica numerada, que servirá para identificação e monitoramento de vários aspectos biológicos no caso de sua recaptura.

A Projeto alerta que as tartarugas se prenderem em redes de pesca ilegais próximas ao costão, elas não conseguem subir até à superfície para respirar e morrem afogadas.  Outra causa de morte muito comum de tartarugas marinhas é a ingestão de lixo no mar, que é confundido com o alimento e pode causar obstruções intestinais.

Caso você encontre animais marinhos mortos ou debilitados entre em contato com o PMP-BS pelo telefone 0800 642 3341. A ligação é gratuita e funciona diariamente das 8h às 17h30min. A Unidade de Penha atende e monitora o Trecho 4, que compreende desde as praias de Governador Celso Ramos à Barra Velha.

Fonte e Foto: PMPBS/Univali

Operação “Peixe Fraco” apreende mais de 66 toneladas de pescados em quatro empresas de Navegantes

03.10 – A Polícia Militar apreendeu mais de 66 toneladas de peixe e três pessoas foram detidas suspeitas de praticarem irregularidades em empresas de pescados em Navegantes. A ação fez parte da operação “Peixe Fraco”, deflagrada ontem (2).

De acordo com a PM, durante as fiscalizações foram encontradas, em pelo menos quatro empresas, irregularidades fiscais e falta de documentação de origem. Os suspeitos foram levados para a Delegacia de Polícia de Navegantes. Entre eles, estão dois representantes legais de empresas e um responsável pela contabilidade. Eles vão responder por crimes contra a ordem tributária.

Ação da PM aconteceu em conjunto com o Ministério Público de Santa Catarina, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc), Secretaria da Fazenda Estadual e Serviço de Inspeção Municipal.

Foto e fonte: PM/SC

 

Escola de artes Pequeno Picasso de Penha expõe a partir de hoje trabalhos de alunos na Alesc

02.10 – A Escola Pequeno Picasso Espaço de Arte, de Penha, faz a partir de hoje (1º.) Mostra Infantil na Assembleia Legislativa de Santa Catarina – ALESC, em Florianópolis. A exposição intitulada “Arte que Transforma” ficará exposta de hoje a 22 de outubro. A abertura oficial acontece dia 8 a partir das 15h30.

Segundo a educadora, Vanessa Petermann, uma das responsáveis pela exposição e pela escola, ao todo 28 obras estarão sendo expostas. Pinturas em tela, mosaicos, aquarelas, desenhos, peças de modelagem com material reciclado e peças de tecelagem como: cachecol, bolsas, panos e mandala; foram criadas por 28 alunos com idades entre quatro a 13 anos.

De acordo com a professora Vanessa, o tempo de criação dos trabalhos depende de acordo com a técnica utilizada. “No geral, algumas peças demoram cerca de ano para serem concluídas, outros meses, outras algumas horas”, afirma a educadora.

O Pequeno Picasso atende alunos no contra turno escolar, tendo como principais objetivos o desenvolvimento integral da criança e adolescente, nas áreas sociais, psicológicas e motoras, tendo a arte como meio de expressão e utilizada no processo de aprendizagem e ferramenta principal para obter os resultados. A escola atende adolescentes e adultos no período noturno com oficina de Aquarela.

As obras estarão expostas no Espaço Didático Cultural da Alesc. A Exposição foi viabilizada por intermédio do deputado estadual, Fabiano da Luz, com organização da Gerência Cultural da Assembleia Legislativa de Santa Catarina. Essa é a primeira vez que uma escola de Penha expõe no local.

Por: Central Aquarela de Jornalismo