Coronavírus: Sobe para 235 casos confirmados da COVID-19 em SC

31.03 – Subiu para 235 o número de casos positivados de coronavírus em Santa Catarina, atualizou o governo do Estado na tarde desta terça-feira (31). Desses, 22 estão internados em Unidade de Tratamento Intensivo (UT). Também são duas mortes confirmadas pela doença em 20 dias, desde que o primeiro diagnóstico alertou sobre a presença do Covid-19 em território catarinense. O primeiro óbito foi de um homem de 86 anos, de Porto Belo e outro de 68 anos, de Joinville.

Em relação aos suspeitos da doença o número não é mais divulgado, segundo o Estado, porque a conta deixou de ser feita desde a transmissão comunitária foi identificada em todas as regiões de SC. São 118 homens infectados pela doença e 117 mulheres, divulgou o governador Carlos Moisés da Silva (PSL):

– É um aumento de 7%, uma curva boa, não é ruim. Tivemos dois óbitos, 0,8% do total de casos detectados.

Sobre a retomada das atividades, Moisés disse que montou um grupo de estudos, nesta terça-feira a fim de achar respostas para três perguntas: o que volta a funcionar, quando volta e como.

– Os casos vão aumentar de qualquer forma, é algo certo. Nossa população vai ter contato. O que tentamos reduzir é a velocidade que os casos acontecem. Mas não conseguimos por tanto tempo manter população isolada e imune. Por outro lado, temos de pensar que as pessoas precisam retomar atividade de forma segura. Esta medida é estudada – disse.

Esse mesmo grupo elaborou o plano de retomada das agências bancárias e lotéricas. A partir desta terça-feira um representante da Federação Catarinense de Municípios (Fecam) e outro de entidades empresariais foram inseridos ao debate sobre os próximos passos da abertura econômica em meio à pandemia da Covid-19.

Fonte: Secom

 

No Porto: Receita Federal apreende cerca de 650 quilos de cocaína escondida em carga de compensados de madeira em Itapoá

31.03 – Uma carga de cocaína foi aprendida pela Receita Federal na manhã desta terça-feira (31) no porto de Itapoá. A droga estava escondida em meio a compensados de madeira. A pesagem inicial somou 645,5 quilos de cocaína.

A droga estava dividida em tabletes dentro de três pallets de compensados pouco antes das 11h. Segundo a equipe da alfândega da Receita Federal de São Francisco do Sul, o destino da droga era Hamburgo, na Alemanha.

“Ninguém foi preso ainda. As investigações estão em curso pela Receita Federal”, informou o delegado Edwilson Paschoal da Mota. Até as 12h, funcionários do porto e da Receita estavam no local e não foram repassadas outras informações sobre a apreensão.

Fonte: Receita Federal

Coronavírus: Agentes de Saúde de Barra Velha vão orientar pessoas das filas de lotéricas e bancos da cidade

01.04 – A Secretaria de Saúde de Barra Velha visando o bem-estar da população e observando o grande fluxo de pessoas nas filas de bancos e lotéricas irá a partir de hoje disponibilizar um agente de saúde nessas agências da cidade.

O objetivo é organizar as filas respeitando o distanciamento recomendado pela Organização Mundial da Saúde e diminuir a quantidade de pessoas dentro do estabelecimentos. Os agentes irão orientar as pessoas sobre as medidas corretas de higienização e e os cuidados para não contrair o novo coronavírus.

Fonte: Secretaria de Saúde Barra Velha

Portaria do Governo de SC detalha medidas restritivas no enfrentamento à doença

19.03 – Após decretar situação de emergência em Santa Catarina, o Governo do Estado detalhou ontem, 18, as regras para transporte e funcionamento de estabelecimentos comerciais no Estado. A Portaria assinada pela Secretaria da Saúde permite o transporte de trabalhadores de empresas e serviços essenciais e a distribuição de entregas, entre elas as realizadas pelos Correios.

O texto também especifica que supermercados e farmácias, por exemplo, limitem em 50% a capacidade de entrada de pessoas para evitar aglomeração.

Pela portaria ficam autorizadas:

  • O fretamento para transporte de funcionários das empresas e indústrias cuja atividade esteja autorizada ao funcionamento conforme o Decreto 515;
  • O transporte de cargas das cadeias de fornecimento de bens e serviços;
  • As atividades privadas necessárias ao funcionamento dos serviços e as atividades essenciais elencados no Decreto 515, relacionadas às atividades de saúde e de segurança pública;
  • A distribuição de encomendas e cargas, inclusive pelos Correios, sendo vedada a abertura das agências de atendimento ao público;
  • Atividade de tele-entrega / delivery de alimentos;
  • O transporte de profissionais de saúde e de coleta de lixo, devendo os veículos ser exclusivos para essa finalidade, devidamente identificados e cabendo aos municípios a fiscalização respectiva;
  • O funcionamento de agropecuárias, para manter o abastecimento de insumos e alimentos necessários à manutenção da vida animal.

Fonte e foto: Secom

Polícia Civil de Barra Velha está à caça de estuprador de senhoras idosas no bairro Itajuba

18.03 – A polícia Civil de Barra Velha investiga pelo menos três casos de estupros a senhoras de idosas na cidade. As mulheres atacadas teriam entre 60 e 80 anos, e foram estupradas dentro de suas próprias casas, no bairro Itajuba.

O homem, segundo os relatos, entraria pelas janelas das moradias e iria direto aos quartos das vítimas. Os estupros ocorrem à noite. As mulheres são estupradas no próprio quarto.

Após o ataque, as senhoras buscam atendimento e fazem todos os protocolos de saúde no PA 24 da cidade. A senhora de 80 ficou machucada com a agressão.

O delegado Eduardo Ferraz confirma a investigação. “O que a gente pode informar, por hora, é que são casos de estupros de senhoras com características bastante semelhantes aqui em Barra Velha. Trabalhamos com a hipótese de um autor único”, informou.

O delegado não quis dar mais detalhes para não atrapalhar a investigação. Os casos foram registrados na ultimas semanas.  A polícia Civil reforça o cuidado com a segurança das casas, fechando bem portas, janelas e portões.

Fonte: Diarinho