Barra Velha: Leão-marinho é encontrado morto na praia da Península

13.12 – Um leão-marinho-do-Sul foi encontrado morto na manhã de ontem,12, na Praia da Península, em Barra Velha. O animal foi recolhido pela equipe da Univali, por meio do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS). Moradores chamaram a equipe de resgate, com base em Armação do Itapocorói, em Penha, o animal.

O leão-marinho era um macho adulto, pesava mais de 300 quilos, encalhou já morto na praia. Ele já estava em processo natural de decomposição e foi levado à Unidade de Estabilização de Animais Marinhos da Univali, em Penha, onde está passando por necropsia na tentativa de identificar a causa de morte.

Após após a finalização do exame cadavérico o Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS) irá divulgar os motivos da morte do animal. Vale lembrar, que PMP-BS tem como objetivo avaliar os possíveis impactos das atividades de produção e escoamento de petróleo sobre as aves, tartarugas e mamíferos marinhos, através do monitoramento das praias e do atendimento veterinário aos animais vivos e necropsia dos animais encontrados mortos.

O projeto é realizado desde Laguna (SC) até Saquarema (RJ), sendo dividido em 15 trechos. A Univali monitora o Trecho 4, compreendido entre Governador Celso Ramos a Barra Velha.

O PMP-BS informa que ao avistar uma ave, tartaruga ou mamífero marinho morto ou debilitado na praia, a comunidade pode acionar a equipe de resgate pelo telefone 0800 642 3341. A ligação é gratuita e funciona diariamente das 8h às 17h30. É importante informar o local de onde o animal foi encontrado e um ponto de referência.

Com informações: PMP-BS

Compartilhe!

No Comments

Deixe uma resposta