Barra Velha: Chuva inibe novos focos de fogo no incêndio florestal no bairro Vila Nova

02.06 – A Força Tarefa dos Bombeiros Militar continua desde o início da manhã hoje combatendo ao incêndio florestal em Barra Velha. O incêndio florestal, se alastra há mais de um mês, no bairro Vila Nova, próximo do quilômetro 83, da BR-101 e além do impacto ambiental, o fogo está causando grandes transtornos à comunidade devido principalmente a nuvem de fumaça, que atingiu nos últimos dias o Centro e praticamente todos os bairros da cidade.

Hoje pela manhã, não foram identificados focos de incêndio no solo. Os bombeiros registraram focos subterrâneos que ainda produzem fumaça. Devido as chuvas das últimas horas, todo ambiente está bem úmido, chegando a serem encontradas poças em alguns locais, inclusive nas valas e aceiros feitos pelas equipes de combate. Uma retroescavadeira continua no local remexendo justamente a áreas com maior fumaça.

As duas principais frentes de combate, que são: evitar propagação do fogo para mata nativa do Parque do Peabiru e que o incêndio avence para residências de uma comunidade próxima do reflorestamento, estão com aceiros e apresentam apenas fumaça nas áreas já queimadas,

Nos últimos dias cerca de 20 combatentes tralharam no local, com caminhões tanque, motosserras, bombas costais, abafadores e máquinas fazendo aceiros e revirando o solo. Foram utilizados, somente nas ultimas 48 horas cerca de 117 mil litros de água que foram captados do Rio Itapocu.

O Bombeiros alertam que enquanto não chover forte, a fumaça continuará, pois o incêndio é subterrâneo e eles estão com dificuldades de resfriar uma área equivalente a cento e cinquenta campos de futebol.

Foto e fonte: Bombeiros Militar

Compartilhe!

No Comments

Deixe uma resposta