Balneário Piçarras e Penha prorrogam por mais 14 dias as medidas restritivas de combate à expansão da pandemia do novo Coronavírus

31.07 – A Prefeitura de Penha vai prorrogou por mais 14 dias as medidas restritivas de combate à expansão da pandemia do novo Coronavírus (Covid-19), em virtude do agravamento da situação de contágio na região, e da lotação superior a 90% dos leitos de UTI na região. As restrições seguem até 12 de agosto. Este é o quinto alerta emitido à região da Foz do Itajaí-açu.

Segundo o prefeito, as medidas não são um lockdown, mas continuam com maior rigor em Penha. O decreto que prorroga as medidas é novamente recomendação conjunta proposta pela AMFRI às cidades de Itajaí, Balneário Camboriú, Navegantes, Porto Belo, Balneário Piçarras, Luiz Alves, Bombinhas, Camboriú e Itapema, além da própria Penha.

Funcionamento do comércio local e trade turístico, transporte coletivo e circulação em praças, clubes e demais espaços públicos seguem com restrições. Nos supermercados, o acesso segue limitado a uma pessoa por família, e o horário para funcionamento das 6h às 24h; as panificadoras, das 6h às 22h, de segunda-feira a domingo, com as medidas de higiene, como álcool gel 70% à porta do estabelecimento e uso obrigatório de máscaras.

Velórios também seguem com tempo reduzido para realização – de três horas, com 10 pessoas limitadas no espaço, somente no dia do sepultamento e até as 17h30. Aulas coletivas presenciais seguem proibidas, práticas esportivas coletivas também, e volta a proibição de acessos às praias. A pesca artesanal e profissional é permitida, assim como a prática individual de esportes.

Os serviços autônomos e de profissionais liberais permanecem com normativas, como agendamento para atendimento, limites de ocupação do espaço em 50% e distanciamento de 1,5 metro entre as pessoas. Hotéis, pousadas e o parque Beto Carrero World terão autorização para funcionamento com as regras já estipuladas.

As atividades religiosas presenciais suspensas nestes próximos 14 dias, com exceção de sábados e domingos. A PM manterá o rigor na fiscalização das aglomerações familiares ou de amigos com música alta, número excessivo de pessoas e bebidas alcoólicas permanecem proibidos.

Balneário Piçarras

A Prefeitura de Balneário Piçarras prorrogou até o dia 31 de agosto, o decreto com medidas de enfrentamento a Covid-19, indo ao encontro da recomendação coletiva da Associação dos Municípios da Foz do Rio Itajaí (Amfri). Continuam vigorando as medidas restritivas – principalmente de abertura. O comércio em geral pode abrir das 8h às 20h. Com relação ao funcionamento de supermercados, poderão abrir das 8h às 23h, respeitando limitação máxima de 30% de sua capacidade e autorizando o acesso de apenas 1 membro da família. Estabelecimentos de alimentação (padarias, restaurantes e similares) tem ao horário das 6h às 22h, com capacidade de ocupação em 40%. Lojas de conveniência, bares e similares das 6h às 20h, também com limitação a 40%.  O serviço Delivery é liberado.

Abertura de casas noturnas, museus, parques temáticos, bem como a realização de eventos, shows e espetáculos – públicos e privados – assim como eventos religiosos, festas privadas e eventos esportivos de qualquer espécie seguem proibidos. A oferta de música ao vivo em bares e restaurantes está proibida. Também é proibido o acesso a parques, praças, clubes, assim como ficam proibidas a realização de eventos quadras de esporte, assim como a prática de esportes coletivos. Na faixa de areia e calçadão, está proibida a aglomeração de pessoas.

No novo decreto, está flexibilização para o funcionamento de igrejas e templos religiosos. Pelo documento, sessões religiosas poderão acontecer aos sábados e domingos, seguindo doze regras de prevenção, entre elas, lotação máxima de 30%. Pelo decreto, as igrejas os assentos só poderão ser ocupados de forma alternada entre as fileiras de bancos, devendo estar bloqueados de forma física aqueles que não puderem ser ocupados. Além disso, deverá ser assegurado que todas as pessoas, que entrem ao templo ou igreja, estejam utilizando máscara e higienizem as mãos com álcool gel.

Fonte: PMP e PMBP

 

Compartilhe!

No Comments

Deixe uma resposta