ITAPOÁ

Itapoá é um município litorâneo, localizado no nordeste de Santa Catarina. Faz divisa com o estado paranaense, pelo município de Guaratuba. É conhecido pelos 32 km de praias límpidas, belezas naturais exuberantes e pelo Porto Itapoá, um dos maiores e mais modernos terminais portuários da América Latina. O município tem uma área territorial de 256,1 km² e a população de 14.345 habitantes (IBGE/2010), mas durante a alta temporada, compreendida entre os meses de dezembro a fevereiro, a população flutuante chega a cerca de 200 mil pessoas.

Histórico

Itapoá é um nome de origem indígena e significa “pedra que surge”. O nome foi escolhido pela pedra localizada no Balneário Itapoá (Centro) a 300 metros da praia que faz um curioso surgimento seguindo o encanto das marés: quando alta fica submersa, quando baixa, fica à vista para contemplação.

O acesso à Itapoá era feito pela Estrada da Serrinha, aberta em 1957 pela Companhia SIAP – Sociedade Imobiliária e Pastoril Ltda, cujos associados eram: Ari Alcântara Paese, Armando Colombo, Dórico Paese, Ernesto Paese, Geraldo Guinter, Mariano Guinter, Irineu Azevedo Cruz, José Colombo, Pedro H. Hermes, Waldemar Serafim e Werner da Silva. O Engenheiro responsável foi o Dr. Eni Alves Neves e o mestre de obras, Luis Brandalise. Com a extensão de 27,7 km, a estrada liga Garuva a Itapoá. Estabilizou-se como SC 415, pelo decreto 6.107 de 30 de novembro de 1990.